Como implementar relatório de condutores para análise de dados

Postagem publicada em 15 de fevereiro de 2019. voltar

Se você deseja alcançar seus objetivos de forma rápida e eficiente, o melhor recurso é fazendo um bom planejamento. Mas não basta planejar só na cabeça, ok? É importante colocar tudo no papel. Fazendo isso, você terá acesso a todo o mapeamento dos objetivos e metas descritas com clareza para qualquer tomada de decisão futura.

Para quem trabalha no segmento do transporte, o desafio é o mesmo. Para ter maior durabilidade dos veículos, menores custos com manutenções e mais segurança nos deslocamentos, um relatório descrevendo a performance do seu time de motoristas ou mesmo o seu, no caso dos autônomos é fundamental.

Através desses dados, será possível fazer os ajustes necessários, programar treinamentos com os motoristas se for necessário e assim, manter o seu empreendimento de forma saudável por muito tempo.

Para ajudá-lo, trazemos abaixo um modelo básico contendo os principais itens que devem constar em um relatório de condutores. Se ligue nos dados, companheiro!

Média por KM
Já falamos sobre esse assunto em posts anteriores: engana-se quem pensa que velocidade alta significa chegar mais rápido. Quanto maior for a velocidade do caminhão, mais combustível ele vai consumir. Se o motorista mantiver uma velocidade média em todo o percurso, haverá menos desgaste do caminhão e maior economia de combustível.

Velocidade máxima
O condutor deve ter sempre em mente que quanto maior for a velocidade, mais combustível ele irá consumir. Estabeleça uma velocidade máxima, adequada para a carga transportada e para o trecho percorrido, e analise os dados colocados na planilha para verificação dos dados.

Tempo de marcha lenta
O caminhão gasta de 2.5 a 3.5 litros por hora, assim quanto menor for o tempo na marcha lenta, menos combustível ele gastará. Marcha lenta é combustível indo embora. O ideal é que o tempo na Marcha lenta seja inferior a 10%, para ter economia de combustível.

Rotação
Rotação é a quantidade de voltas do motor. É importante observar a rotação do motor, pois quanto mais alta a rotação, mais o veículo estará acelerando, portando, gastando mais combustível. Esta faixa de torque do caminhão vai de 1.000 a 1.300 rpm. A meta é buscar o ponto de economia do motor, trabalhando o maior tempo possível dentro da Faixa Verde.

Pneus
Observar sempre a calibragem dos pneus para garantir melhor performance do veículo. O tipo de “desenho” ou ranhura dos pneus também interferem diretamente no consumo de combustível. A carga transportada, a topografia e região onde o veículo circula vão indicar o tipo ideal de pneu a ser utilizado.

Limpeza
A limpeza e aparência geral do veículo podem não impactar na economia de combustível, mas entram no mesmo grau de importância junto com os outros itens da planilha. É importante que o condutor mantenha o veículo limpo assim como a visualização da logomarca e nome da empresa. O aspecto de asseio da cabine também conta, assim como a limpeza dos filtros do ar condicionado, que devem estar em dia.

Mecânica
Programar as paradas para a manutenção preventiva do caminhão vão evitar as “paradas” inesperadas e indesejadas do veículo na estrada. Coloque a programação das paradas na planilha, para ter a frota sempre circulando.

Acerto 
Estabeleça notas para pontuar e, por que não, premiar seu time de condutores.

Treinamento de motoristas
A Scania conta com um time de consultores dedicados em ajudar na melhor performance dos motoristas na estrada. Além de ajudar a estabelecer os parâmetros para a melhor condução, eles orientam sobre como tirar o melhor do caminhão Scania.

O aumento da eficiência de combustível, segurança na estrada e sustentabilidade, e a percepção da redução do tempo de inatividade e os custos operacionais são imediato!

 

Este post te ajudou? Está com dúvidas? Entre em contato para que a gente possa te ajudar da melhor forma! Queremos achar a melhor solução para seu caminho! Boa viagem, amigo caminhoneiro!

Scania P 220 4×2 box body
Solna, Sweden
Photo: Dan Boman 2017