Postagem publicada em 15 de fevereiro de 2019.
voltar
Quem trabalha com transporte sabe que a sobrevivência do negócio está em economizar aqueles centavos preciosos no gasto com combustível e durante a manutenção do seu caminhão. São esses mesmos centavos poupados que, quando lançados na planilha se transformam em excelentes percentuais de economia, rendimento e lucros para o transportador.
Para dirigir de forma econômica é preciso traçar um plano para garantir uma direção consciente na estrada. Para isso, destacamos 9 dicas bem bacanas que vão te ajudar a pensar em como obter uma condução econômica na boleia do seu caminhão. Confira:
- Faça o planejamento da viagem
Já falamos aqui sobre Como fazer um bom planejamento de viagens, onde destacamos os cuidados necessários para sair tranquilo na estrada. Para dirigir de forma econômica, este planejamento é fundamental. Programe as paradas, prevendo os imprevistos na estrada; faça o checklist de viagem; avalie a topografia, estabeleça a rota a ser feita e onde pretende fazer as paradas para descanso e para abastecer o caminhão. É importante também entender a carga que está transportando para compreender como deve ser a dirigibilidade.
- Faça o bom uso da inércia
A inércia não acontece só na aula de Física! Na estrada, a inércia é uma boa amiga! Identificando qualquer possibilidade de manutenção da velocidade sem injeção de combustível, tire o pé e deixe a inércia agir. Como todo bom caminhoneiro diz: Isso é “transporte de graça”!
- Mantenha velocidade constante
Mantenha uma velocidade constante sem acelerar ou frear sem necessidade. Por exemplo: se o semáforo fechou mais adiante, tire o pé do acelerador usando a frenagem natural e o freio motor. Você terá menos desgaste de pneu e freio de serviço, além disso, o semáforo poderá abrir e você seguirá em frente sem grandes alterações na velocidade.
- Trabalhe dentro da faixa verde
A Faixa Verde está indicada no Conta-giros do painel do caminhão. O caminhão que rodar dentro desta faixa, terá o maior rendimento do motor. Nesta faixa o caminhão tem maior torque e maior segurança. Quanto mais o caminhão andar dentro da faixa verde, maior será a economia de combustível.
- Pneus em dia
Confira sempre, antes de sair de viagem, se os pneus estão calibrados e alinhados. Se não estiverem “no prumo”, os pneus criam maior resistência no rolamento, ocasionando maior desgaste e, por consequência, maior consumo de diesel.
- Trabalhe o mínimo em marcha lenta
Deixar o veículo ligado mesmo que não esteja em movimento coloca o caminhão em marcha lenta, onde há maior consumo de combustível, porque o veículo está em modo de aceleração, mas não está em movimento. Esse costume pode ser muito prejudicial para o motor do veículo e para o bolso do gestor.
- Evite o Kickdown
Quando o motorista pisa no fundo do acelerador é acionado o Kickdown, ou seja, a aceleração é retomada rapidamente, reduzindo marcha para elevar a rotação do motor. Consequentemente, há maior consumo de combustível. O recomendável é andar na Faixa Verde e não acelerar muito o veículo.
- Conheça o Scania Driver Support
Que tal viajar com um instrutor a bordo? O Scania Driver Support é um sistema de apoio ao motorista instalado no computador de bordo do caminhão, que faz a leitura por meio de sensores, em tempo real, da maneira como o veículo está sendo conduzido. Ele pontua o estilo de condução do motorista observando a antecipação de frenagens, condução em aclives e declives, antecipação de frenagens e uso das marchas.
- Invista em treinamento
Acelerações e freadas bruscas, falta de constância na velocidade do veículo, erro na troca de marchas, são alguns fatores que aumentam o consumo de combustível e desgaste dos pneus. Instruir os motoristas é parte fundamental para manter o padrão de condução e a empresa obter melhores resultados nos custos operacionais. Com o Scania Driver Trainingcombinamos a teoria e prática sobre manutenção preventiva, direção eficiente e segura, cobrindo todos os aspectos da condução profissional para uma operação otimizada dos veículos.